Thursday, November 30, 2006

Bom como já trabalho a algum tempo com internet e html, não tive muitas dificuldades em realizar a atividade de criação do blog, pois já tinha criado outros blogs antes, mas nunca como ferramenta pedagógica. Acho que a abordagem foi bem valida para aqueles que não conheciam ou tinham pouco contato com esse tipo de conteúdo. Só que o tempo destinado a esta disiplina foi curto, existem vários recursos a se explorar, e o que vimos foi basicamente uma formatação de texto html, claro que cabe a cada um esforçar-se para melhorar e pesquisar muito para obter um resultado ainda melhor com a utilização de seu blog.
Na minha opinião o blog é sim uma ferramenta que irá vingar, quer dizer, já vinga, juntamente com outros serviços gratuitos hoje disponíveis na internet como fotolog, disco virtual, ambientes interativos...o que falta é conscientizar as pessoas a o utilizarem. Como toda nova tecnologia, essas quebras de padrões ainda encontram resistências em alguns setores, isso se aplica ao setor do ensino no Brasil hoje.
É muito mais cômodo para um professor continuar fazendo suas aulas da maneira que faz a 20 anos, do que aprender a utilizar novas ferramentas. Nesse contexto sabemos que não está envolvida somente a questão do "professor". As novas tecnologias exigem além de conhecimento, especialização, práticas e mais do que isso equipamentos. E aí nos deparamos com um incoveniente, não depende mais de um professor, um corpo diretivo e sim do Estado, ou do País....
Ao meu ver, sejamos mais criativos, querendo é possível alcançar objetivos, traçar metas e resolver localmente esses problemas pequenos. Primeiramente é preciso mostrar porque as novas tecnologias vieram e convencer as pessoas de que vale a pena. Depois aos poucos iremos transformando ambiente, com muita dedicação e esforço.
Trabalho com ensino técnico então vivencio a experiência de laboratório. Quanto a utilização desses meios no ensino médio, me parece que aos poucos ele vem se tornando realidade. Trabalhei para um grupo educacional onde essas aulas eram comuns e freqüentes, acredito que essas técnicas se concretizem ainda mais devido as facilidades de aquisição de equipamentos, especialização de professores e mesmo da necessidade de uso.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home